Esse artigo dá continuidade à sequência de textos sobre “Planejamento Estratégico”. Ele visa clarear o que é um código de cultura, trazer exemplos de códigos de algumas empresas e sugerir exercícios para você construir o seu!
Este texto faz parte de uma série de quatro artigos:
O que é Cultura Empresarial?
A cultura é o que acontece quando o chefe não está presente. Ela é a forma como as pessoas agem, como elas respondem umas às outras, como mandam um e-mail ou como atendem uma ligação. Toda empresa tem a sua cultura, e ela é a soma de tudo o que acontece. É definida pelas pessoas que você contrata e evidenciada pelas pessoas que você promove e mantém em sua empresa.
A palavra cultura remete a algo que um grupo de pessoas compartilha. Entende-se por cultura organizacional a essência de uma empresa, expressada pela maneira como ela faz seus negócios e trata seus clientes e funcionários.
É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros da organização, ou seja, são os princípios que exprimem a identidade da organização.
Uma cultura empresarial é formada por diversas camadas e os seus valores e crenças estão bem intrínsecas na empresa, em suas estratégias, hábitos, rotinas e maneiras de trabalhar. Por isso é tão difícil transformá-la em um curto prazo.
Num primeiro momento de uma empresa, é muito comum que os valores de sua cultura sejam formados pelos princípios e crenças do seu fundador. Mas, com o tempo, a definição da cultura organizacional vai sendo formada no dia a dia, através do que a empresa e todas as pessoas envolvidas em seus processos compartilham.
Como criar o Código de Cultura de uma empresa
A seguir encontra-se um passo a passo que irá te auxiliar a definir a cultura da sua empresa, basta seguir os passos:
A cultura de uma empresa é muito importante e não se reflete apenas na entrada de novos funcionários, mas também em como a empresa vive a sua rotina e como as pessoas se entregam para atingir os seus resultados. Ela tem influência direta na maneira como uma empresa funciona e é gerenciada.
Convidamos você a analisar a sua empresa e tentar identificar os itens de cultura dela. Quais são as características que as pessoas que trabalham aí têm em comum? O que é valorizado nos candidatos em um processo seletivo? Qual a imagem que a empresa passa para o mercado e para as pessoas que têm contato com ela?
Anote as suas percepções e compartilhe elas com a sua equipe. Deixe com que eles opinem e ouça o que eles pensam sobre o assunto. Solidifique e fortifique a sua cultura e seja reconhecido por ela.
No último texto da série sobre “Planejamento Estratégico”, vamos falar sobre Ritos de Gestão. Eles têm por objetivo fortalecer a cultura da sua empresa, auxiliar a manutenção da sua gestão e te ajudar a manter uma rotina com as atividades que ajudam sua empresa a funcionarem da maneira como você espera!
Fique de olho na sua caixa de entrada nas próximas quartas-feiras, às 09h, para não perder nenhum conteúdo.
Até o nosso último texto com o tema: Ritos da Gestão
Fonte: Nucont
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.