Mais um ano esta começando e com ele, vem aquelas resoluções de ano novo, e planos para 2022. E por que não fazer promessas e definir objetivos também para a sua empresa?
Nesse contexto de pandemia e incertezas é ainda mais importante entender as estratégias e fases que sua empresa pode passar nos próximos tempos. Por isso, iremos falar nas próximas quatro semanas sobre estratégias para sua empresa, no ano de 2022.
Este texto faz parte de uma série de quatro artigos:
· [05/01] - Planejamento Estratégico
· [12/01] - Metodologia OKR
· [19/01] - Cultura Empresarial
· [26/01] - Ritos de Gestão
Estes artigos te ajudarão a desenhar um planejamento estratégico para a sua empresa em 2022, com o objetivo de entender melhor onde você quer chegar e como chegar lá. Vamos nessa!
O que é o Planejamento Estratégico?
Planejar traduz a ação de preparar um trabalho ou um objetivo de forma sistêmica. Já a estratégia engloba os meios desenvolvidos e estruturados para se conseguir alguma coisa. Um planejamento estratégico nada mais é do que definir metas e objetivos que se deseja atingir e utilizar da estratégia para traçar o caminho que será seguido para se chegar a este novo lugar. Em outras palavras, o planejamento entra com a metodologia, enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.
E o primeiro passo para começar o planejamento estratégico da sua empresa é você saber responder a estas três perguntas:
1. Onde sua empresa está?
2. Aonde você quer chegar?
3. Como você chegará lá?
Estas perguntas irão te auxiliar no direcionamento para o rumo que você quer ir. Elas podem parecer muito abrangentes ou não representarem muita coisa prática, mas quando elas são bem respondidas e condizem com o propósito da empresa, com certeza suas respostas farão aparições nas metas, na cultura e nos ritos de uma empresa.
Planejamento em Tempos de Incerteza
Planejamento Estratégico em tempos de cenários de incerteza são difíceis, visto que imprevistos fora de seu controle podem aparecer. No entanto, não podemos deixar o vento tocar nossas empresas.
A dica aqui é: crie diferentes cenários, com visões pessimistas, moderadas e pessimistas. Pode ser que a pandemia acabe no começo, meio ou fim do ano, e você precisa estar preparado para todos os cenários. Outra dica importante é acompanhar e ter constantes revisões do Planejamento Estratégico. Esse planejamento não está escrito em pedra, e ele pode e deve ser um elemento vivo, onde você atualiza seus cenários dado os acontecimentos internos e externos do seu negócio. Quanto mais o tempo passa, mais as incertezas reduzem e você consegue reduzir os riscos dessas incertezas.
Para auxiliar na criação do Planejamento Estratégico da sua empresa, no próximo texto iremos abordar sobre a Metodologia OKR’s, que vai te ajudar a entender melhor os objetivos da sua empresa e a planejar os próximos passos em rumo a esses objetivos. Nessa série de artigos, vamos falar também sobre como desenvolver uma Cultura Empresarial e como escolher os principais Ritos de Gestão para a sua empresa.
Fique de olho na sua caixa de entrada nas próximas quartas-feiras, às 09h, para não perder nenhum conteúdo.
Até o próximo texto!
Fonte: Nucont
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.