Saber diferenciar os custos das despesas chega a ser um desafio para muitos empreendedores. É muito importante saber separar um do outro para uma melhor preficicação de venda dos produtos e serviços e também para uma melhor gestão na hora de fazer cortes nos gastos.
Os custos são os valores gastos pela empresa que tem ligação direta com sua atividade fim, por exemplo:
Já as despesas são os outros gastos da empresa que não estão ligados diretamente com sua atividade fim. São aqueles gastos administrativos e os gastos relacionados com a venda do produto, por exemplo:
Para saber se um gasto é custo ou despesa imagine a possibilidade de corta-lo e se irá interferir na formação de estoque. Se sim, é custo; se não, é despesa.
Por exemplo, se uma loja de roupas deixasse de pagar comissão para seus vendedores, ela teria grande chance de sofrer uma queda em seu faturamento. Porém, se ela cortasse na compra de mercadorias, ela não teria produtos para vender. Logo, a comissão dos vendedores é uma despesa e a compra de blusas é um custo.
Tentar reduzir os custos com seus fornecedores pode ser uma boa estratégia. Uma boa gestão dos custos traz um impacto significativo para aumentar o lucro da sua empresa!
Quer falar mais sobre isso? Me chame aqui no nosso Whatsapp.
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.